Hélder Gonçalves

– Brand Ambassador



Known for his innovative positioning strategy, HG has been representing Italian interior design brands in the Portuguese market for more than two decades.

He believes that design must endure the test of time, evoke emotions and connect people, redefining the way we use space.
From his work experience have emerged solid and lasting relationships with clients wether they are stores, designers, architects or decorators.

Currently, Hélder Gonçalves’ portfolio includes internationally renowned brands such as Molteni & C, DADA, DavideGroppi, Agape, RODA and Magis, all of them recognised for their excellence, constant innovation, quality and durability of their products.

Molteni & C

Molteni & C Kitchens

Agape

DavideGroppi

RODA

Magis

Celebração dos 50 anos da Agape

Com o lançamento da coleção 2023, Agape comemora 50 anos de cultura de design!

2023 marca o 50º aniversário da criação da marca Agape em 1973. Cinquenta anos de trabalho paciente, constante e focado no desenho de uma das partes mais íntimas da paisagem doméstica.

Após diversos projetos, e com a sua invetividade informal, a marca desafiou as suas convenções, mas sempre fiéis aos ritmos e modos peculiares do interior de "Mantuan". Projeto após projeto, continuam a refinar a sua linguagem para que possam aproximar-se cada vez mais da visão sobre o sentido que detêm acerca da casa-de-banho. Este ano continuam a aprimorar progressivo vocabulário para ampliar o horizonte das possibilidades permitidas e aproveitar ao máximo cada oportunidade espacial.

Com os novos lançamentos surgem também novidades na coleção Sen, a icónica família de produtos Agape que tem desafiado radicalmente as formas de pensar e os padrões sobre as torneiras e os acessórios desde 2008. Um diálogo íntimo, evocativo e intemporal capaz de misturar formas expressivas marcantes, com uma grande liberdade na sua composição e elegância na simplicidade da sua forma.

A Agape apresenta ainda os lavatórios independentes Cenote (design de Patricia Urquiola) e Undici Inox (design de Benedini Associati), dois marcos importantes do ambiente doméstico. Tais elementos notáveis não poderiam existir sem um tecido conjuntivo flexível e universal que simboliza a poética montagem do novo sistema Bloque desenhado por Patricia Urquiola. Rigor cartesiano que se torna suave e sensual em configurações praticamente ilimitadas.

No outro extremo do espectro, Ventiquaranta (design de LucidiPevere) partilha o seu aspeto pequeno com a sagacidade habitual, nunca perdendo de vista o seu funcionalismo pragmático.

Com base num ano de experiência do uso destes elementos nos projetos Agape, 2023 prevê melhorias incrementais nas famílias Rendez-vous (design de Marco Carini) e Face à face (design de Jean Nouvel Design), recentemente introduzidas, tornando-as ainda mais adaptáveis e expressivas nas mãos do designer.

Por vezes, a experiência recém-adquirida é projetada anteriormente, na linha do tempo do cinquenta anos de história da marca. Repensaram as ideias. Aplicaram novas tecnologias, novos cenários e novas competências a ícones do vasto repertório que dispõem. Assim, o armário com espelho 028 (design de Benedini Associati) evolui a partir do antigo 027 (design de Benedini Associati) e com especial atenção aos casos de uso contemporâneos. Enquanto o lavatório 004 (design de Benedini Associati) traduz a transparência efêmera do icónico 003 (design de Benedini Associati) na fisicalidade evocativa do mármore.

Tal como Le Corbusier, a Agape acredita que a investigação paciente é uma pré-condição necessária para um bom design. Observar e compreender as necessidades e os hábitos das pessoas, refinar cada detalhe, pormenorizadamente, ultrapassar incansavelmente os limites, tudo leva o seu tempo. Cinquenta anos de trabalho. Cinquenta anos de história.