Hélder Gonçalves

– Brand Ambassador



Known for his innovative positioning strategy, HG has been representing Italian interior design brands in the Portuguese market for more than two decades.

He believes that design must endure the test of time, evoke emotions and connect people, redefining the way we use space.
From his work experience have emerged solid and lasting relationships with clients wether they are stores, designers, architects or decorators.

Currently, Hélder Gonçalves’ portfolio includes internationally renowned brands such as Molteni & C, DADA, DavideGroppi, Agape, RODA, FontanaArte and Magis, all of them recognised for their excellence, constant innovation, quality and durability of their products.

Molteni & C

Molteni & C Kitchens

Agape

DavideGroppi

FontanaArte

RODA

Magis

Molteni&C

Inaugura Pavilhão Molteni

Com cerca de 1.400 metros quadrados o “Pavilhão Molteni” reconfigura a geografia da sede da Molteni&C representando um emblema dos valores da histórica empresa sediada em Giussano e, ainda, mais um marco na estratégia de crescimento e internacionalização do Grupo.

“É com orgulho que acolhemos no nosso Complexo uma obra arquitetónica desenhada pelo nosso diretor criativo, um novo contemporâneo que se integra no património histórico e sinaliza o novo marco da empresa rumo ao futuro”

Carlo Molteni, Presidente do Grupo Molteni.

O projeto de expansão do Molteni Compound – do diretor criativo Vincent Van Duysen – surge depois das intervenções que reconfiguraram o layout das instalações, incluindo o showroom e a entrada principal, entre meados de 1980 e 1990, e marca o primeiro projeto arquitetónico desenvolvido por Van Duysen dentro dos limites da empresa.

O traçado original remonta a projetos arquitetónicos do início dos anos 50, dos quais ainda se conservam a grande escadaria, o revestimento das fachadas e as típicas caixilharias das janelas. O pilar redondo posicionado na entrada é uma clara marca arquitetónica de Rossi - que também é encontrada na casa Aurora em Turim ou na unidade Villalba -, enquanto o showroom, projetado internamente por Luca Meda, procura o minimalismo através da sua linearidade e é pensado de forma a enfatizar as peças de design individuais. 

Este Complexo testemunha a passagem do tempo e representa grandes nomes da arquitetura e do design italiano e internacional, e hoje, graças a um investimento substancial, retrata importantes desenvolvimentos da marca.

“A expansão do Complexo representa a determinação do Molteni Group em fornecer uma experiência completa e holística aos visitantes. As novas áreas anexas trazem um sopro de inovação e modernidade à sede.” O projeto “surge da ideia de criar um diálogo contínuo entre espaços domésticos e abertos. É por isso que, para além do novo Pavilhão e da transformação do rés-do-chão existente, quis valorizar muito o exterior”

Vincent Van Duysen.

Os pátios assemelham-se a claustros e remetem o visitante a uma viagem imaginativa ao coração da empresa. A entrada dos hóspedes corporativos foi redesenhada, com um novo edifício de receção que incorpora os caminhos em colunas filtrando a vista do jardim. Através deste caminho, os visitantes são conduzidos ao interior da empresa, onde os elementos do novo “Molteni&C | Outdoor” integram propostas ao ar livre dispostas como se fossem esculturas que se intercalam com verde.

O design naturalista foi confiado ao arquiteto paisagista Marco Bay, que criou verdadeiras salas ao ar livre com uma presença suave e natural de vegetação.

“Um ambiente em que o elemento natural é livre para se expressar através de formas, alturas, texturas e dinamismo. Aqui estão dois “quartos” em que o curso do tempo criará uma vegetação aleatória, que servirá de pano de fundo e abraço suave para elementos de decorativos e novas ideias de decoração”.

São os dois elementos horizontais de concreto, o piso e o teto, sustentados pela colunata, que conduzem ao Pavilhão. Este edifício multifuncional foi projetado para atender às novas necessidades de trabalho inteligente; um local de trabalho, que além dos volumes simples, combina grandes superfícies de vidro de influência modernista.

No interior do Pavilhão, para além da zona de receção pensada para receber hóspedes e visitantes, existe uma zona de hospitalidade, vocacionada para os acolher. É assente na estrutura de um verdadeiro restaurante, com paredes totalmente envidraçadas - que se abrem para o exterior - proporcionando uma experiência envolvente dentro de todas as estações.

O mobiliário, desenhado por Vicent Van Duysen, foi pensando ao detalhe para integrar todo o ambiente: na área do restaurante há bancos inspirados no sofá Paul, mesas especialmente desenhadas para o espaço e cadeiras Janet. Os candeeiros são ainda personalizados e produzidos pela Nemo Lighting de acordo com um design do diretor criativo belga.

A mise en place é da responsabilidade de Csaba della Zorza, especialista na arte da apresentação à mesa, que selecionou objetos individuais em perfeita consonância com a visão estética do designer e da marca. O objetivo era criar uma atmosfera de hospitalidade italiana: elegante e discreto. Foram utilizados apenas materiais naturais, em harmonia com a arquitetura do restaurante.

 

A proposta alimentar está a cargo da Vicook, uma empresa bergamonesa que tem como imagem de marca a pesquisa contínua no setor de food & service, a excelência dos seus produtos e a oferta de uma experiência culinária única. De forma a garantir a qualidade alimentar, a família Cerea é responsável pelo restaurante “Da Vittorio”. A viagem de descoberta ao Molteni&C continua na sala Luca Meda, também remodelada, com paredes em boiserie e o teto em cor de olmo que harmoniza com os tons escuros da colunata exterior.

Tendo em consideração a apresentação da proposta “Outdoor”, a sala recebe uma instalação especial de Stefano Baccari – designer paisagista. As plataformas, com linhas sinuosas, apresentam os produtos mais emblemáticos da nova linha dedicada ao exterior. As plantas aquáticas estão enfaticamente espalhadas pelo espelho de água criando uma atmosfera suspensa. Todo o espaço é acompanhado por uma trilha sonora especial de evocação à Mãe Natureza – criada, especialmente para a ocasião, pelo estúdio Soundmark.

 

A proposta de Stefano Baccari “representa um espaço de mediação entre o pátio externo e o espaço interno. É um jogo de volumes de exibição que se complementa, sem sobrecarregar, ecoando as cores da coleção em tons quentes de terra que criam uma harmonia graças ao seu elemento natural”.